PLAYER

RADIOJOVEM PAN

TRANSLATE

06/03/2011

RUY BALLA

                                                     Ruy Balla

Desde moleque era frequentador da Jovem Pan, não saia da rádio, fosse para buscar prêmios que ganhava, ou visitar os locutores, até para pedir uma chance para um teste, mas eu era muito novo.

Acabei começando no rádio em meados dos anos 80 na Clube FM em Ribeirão Preto, lá comecei sem querer com o apelido "Balla", imposto pelo dono da emissora Paulo Pizani, passei por vários horários até ir para a Rádio Cidade de Lisboa, Portugal a convite de César Rosa. Lá comandei um dos horários mais importantes da emissora, das 15h às 19h e apresentei e produzi vários programas de sucesso até o início das transmissões em Rede para todo o país, algo inovador no meio rádio até então. Em 91 voltei ao Brasil para a Clube FM para coordenar a rádio e dar uma guinada na programação da emissora. Conseguimos tudo com muito sucesso até ser chamado em 92 para "segurar" as tardes da concorrente e nova emissora, a Difusora FM. O grande desafio era colocá-la em primeiro lugar no Ibope de Ribeirão. Conseguimos e com muita dedicação meu horário era absoluto na região toda. Era uma questão de tempo ser chamado para trabalhar em São Paulo, pois estava com grande destaque no interior e isso contava muito na época, as emissoras de São Paulo sempre buscavam novos talentos no interior paulista.

E em 94 graças a Julinho Mazzei e Silvio Calmon fui chamado para a Rede Transamérica. Lá além de vários programas como Adrenalina, Fuzuê, Filé Mignon, fui o apresentador do "Estúdio ao Vivo" que foi reformulado e comandei as apresentações de Chico Science, Cassia Eller, O Rappa, Jota Quest, Skank, Capital, Cidade Negra e uma infinidade de bandas nacionais além das gringas como Faith no More, Lighthouse Family, Wailers, Bruce Dickinson, Midnight Oil, Men At Work e muitos outros. Com o inglês fluente acabei fazendo um série de eventos especiais pela emissora, como a transmissão dos prêmios Grammy direto de New York, o Oscar em Los Angeles, cobri as Olimpíadas de Artlanta fazendo transmissões de programas e jogos ao vivo, entrevistas com atletas e celebridades. E fiz uma reportagem especial com a banda U2 seguindo-os por 30 dias nos Estados Unidos, entrevistando a equipe da Pop Mart Tour e a banda toda em 97, antecipando os shows que fariam no Brasil ano seguinte e apresentando os três no Rio e em São Paulo. Cobri 2 edições do Hollywood Rock, mega festival com grandes bandas nacionais e internacionais, apresentando shows dos Rolling Stones, que aliás apresentei por 2 vezes quando aqui estiveram, entrevistando a banda com exclusividade no rádio brasileiro. Outros shows que apresentei: Sheryl Crow e Elton John, No Doubt, Green Day, Smash Mouth, Sugar Ray, Bon Jovi, entrevistando todos os artistas nas ocasiões.

Acabei retornando a Ribeirão Preto depois de 5 anos na Transamérica, agora para comandar um novo programa na Diusora FM. Criei o Mandando Balla, uma mistura de programa de temas, auto-ajuda, entrevistas e muito humor, uma de minhas marcar registradas. Em poucas semanas o programa virou febre na região toda, com a maior audiência do rádio de Ribeirão e fazendo festas que levavam milhares de pessoas.

Acabei ajudando toda reformulação da rádio e era um os coordenadores, mas em 2001 recebi um convite para voltar a Rede Transamérica, desta vez como desafio iria gerenciar a Rede toda no Brasil.

Assumi no início de 2001 e fiz diversas mudanças, trazendo a rádio de volta ao estilo POP que a consagrou por anos, ousei colocando pela primeira vez a Black Music numa rádio a nível nacional, dirigi a equipe de esportes, trouxe dos Estados Unidos dezenas de idéias e cconceitos de programação, locução e plástica inovadora dos estúdios da Reel World, além do incremento da programação local de São Paulo e de cada praça Transamérica. Apresentei programas de grande destaque na grade como o The Vibe, Hot Hits e o Transalouca, que aliás teve uma versão na TV pela CNT com minha apresentação.

Hoje na Pan faço vários horários na Rede e em São Paulo e estou na rádio que a maioria dos profissionais gostaria de trabalhar, realizei um de meus objetivos profissionais sem dúvida.